O município de Alenquer, está a investir 830 mil euros em obras de requalificação e modernização da Escola Secundária Damião de Goes, que estão em fase de conclusão, disse o seu vice-presidente.
A empreitada prevê a remoção das estruturas pré-fabricadas existentes, onde funcionaram quatro salas de aula, e a construção de um edifício no interior do recinto escolar com mais seis salas de aula, das quais quatro possuem valências para o ensino experimental de ciências, refere o município na sua página da Internet.
Vão também ser efetuados arranjos exteriores na envolvente do edifício.
A intervenção vem “colmatar as necessidades verificadas ao nível do ensino experimental das ciências, adequando as novas salas de aula e laboratórios às atuais exigências do ensino, bem como modernizar o estabelecimento de ensino em termos de segurança, sustentabilidade económica e ambiental”.
Tiago Pedro, com os pelouros das Obras Municipais e de Planeamento Estratégico dos Programas de Apoio Comunitários e Nacionais, explicou à agência Lusa que a obra deveria ter terminado no final de dezembro, mas “o empreiteiro não conseguiu cumprir com o plano de trabalhos no prazo que estava estabelecido”.
A intervenção deverá terminar nesta “primeira quinzena de abril”, estando na fase de receção de mobiliário, testes, arranques de máquinas, correções de defeitos identificados, trabalhos finais de carpintaria e conclusão dos arranjos exteriores.
A obra tem um custo de cerca de 830 mil euros, sendo financiada por fundos comunitários em 85%.
O autarca adiantou que estão executados 78% da obra e 690 mil euros.
O custo total da obra aquando da candidatura a fundos comunitários era de 938 mil euros.