O português Gastão Elias somou hoje a 16.ª vitória consecutiva no centralito do Complexo de Ténis do Jamor, após a desistência do polaco Maks Kasnikowski, quando liderava o encontro referente à primeira ronda do Oeiras Open 125.
O tenista da Lourinhã, atualmente no 398.º lugar no ranking ATP, entrou muito forte em jogo, a comandar os pontos e facilmente fechou o primeiro set, por 6-1, antes de ver o jovem adversário, de 20 anos, ser assistido e desistir com um problema na virilha, quando o marcador registava 1-1 no segundo parcial.
“Acho que estive muito bem. Comecei bem, agressivo, com intensidade e um pouco nervoso também. Já há algum tempo que não jogava neste campo, apesar de as coisas me terem corrido bem aqui ao longo destes últimos anos. Mas fico feliz, porque consegui lidar bem com isso e joguei até um bom ténis até ao último ponto, até ele desistir. Estou contente com a minha curta, mas boa exibição da primeira ronda”, defendeu Elias.
Depois de perder em janeiro a final do Oeiras Indoor Open I frente a Maks Kasnikowski (245.º), o jogador português, de 33 anos, assegurou a passagem à segunda ronda com mais um triunfo na terra batida do centralito, onde venceu os últimos três challengers realizados no Complexo de Ténis do Jamor, entre 2021 e 2022.
O próximo adversário de Gastão Elias, que na época passada falhou os torneios por estar lesionado, será o ‘qualifier’ italiano Samuel Vincent Ruggeri (272.º), responsável pela derrota de hoje do norte-americano Nicolas Moreno de Alboran (170.º), por duplo 7-5.
O também nacional Henrique Rocha (206.º), depois de desperdiçar um ‘set point’ no segundo set (5-4) para empurrar a decisão do desafio para o terceiro parcial, foi afastado na estreia pelo francês Ugo Blanchet (192.º), pelos parciais de 6-3 e 7-6 (7-1), ao fim de uma hora e 34 minutos.
A encerrar a jornada de singulares no centralito do Jamor, o italiano Fabio Fognini, antigo top 10 mundial e atual 95.º colocado, precisou de três sets para bater o belga Joris De Loore, por 4-6, 6-4 e 6-4, ao cabo de duas horas e 23 minutos.
O challenger de Oeiras prossegue na quarta-feira com o encontro entre o português Jaime Faria e o ‘qualifier’ Chun-Hsin Tseng, de Taiwan, logo após o final do duelo feminino do Ladies Oeiras Open, previsto para as 10:00 no court central do Jamor.