O tenista português Gastão Elias perdeu frente ao italiano Samuel Vincent Ruggeri na segunda ronda do challenger Oeiras Open 125, deixando a representação nacional a cargo do compatriota Jaime Faria, qualificado para os quartos de final.
O jogador natural da Lourinhã era teoricamente o favorito no ‘court’ central do Complexo de Ténis do Jamor, onde já somava 16 vitórias consecutivas, mas não esteve ao seu melhor nível e acabou por ceder diante do jovem transalpino, de 21 anos, por 6-2 e 6-3, ao fim de uma hora e 26 minutos.
Depois de ter conquistado três títulos challenger entre 2021 e 2022, Gastão Elias, atualmente no 358.º lugar no ranking ATP, não conseguiu fazer frente ao jogo mais agressivo e eficaz de Vincent Ruggeri (272.º), 12 anos mais novo, e acabou por somar a primeira derrota no Jamor desde a registada em maio de 2021, contra o espanhol Carlos Alcaraz, atual número três mundial.
Eliminado Elias, a representação nacional no quadro de singulares fica somente a cargo de Jaime Faria (255.º), de apenas 20 anos, que na sexta-feira terá como adversário nos seus terceiros quartos de final de um torneio challenger Villius Gaubas (345.º), um ano mais novo, naquele que será o segundo duelo com o lituano, após a final do Faro Open.
A encerrar a jornada, o italiano Fabio Fognigni, primeiro cabeça de série do Oeiras Open 125, também foi afastado na segunda ronda pelo compatriota Stefano Napolitano (125.º), após uma longa batalha de duas horas e 40 minutos, decidida pelos parciais de 7-5, 4-6 e 7-6 (7-5).