A Câmara de Torres Vedras aprovou hoje, por unanimidade, o lançamento do concurso para requalificar a Estrada Nacional (EN) 115-2 dentro deste concelho, pelo valor de 700 mil euros.
“A via municipal apresenta o pavimento em mau estado de conservação e sem condições para uma adequada circulação em segurança”, justifica a autarquia na proposta de concurso, a que a agência Lusa teve acesso.
Na reunião pública do executivo, a presidente da câmara, Laura Rodrigues (PS), esclareceu que o município vai avançar com a intervenção depois de a via ter passado para a gestão da autarquia.
As obras vão ter um custo de 700 mil euros e decorrer durante quatro meses, depois de contratadas ao empreiteiro que vencer o concurso.
A requalificação da EN 115-2 vai ser feita ao “longo de uma extensão de sete quilómetros”, dentro do concelho.
Em dezembro de 2022, a Assembleia Municipal de Torres Vedras aprovou, por unanimidade, uma moção a pedir à empresa Infraestruturas de Portugal a requalificação urgente da via.
“Considerando o estado deplorável e quase intransitável [da via] entre o cruzamento de Monte Redondo e a localidade de Aldeia Grande e os acidentes registados vem a assembleia exigir a sua rápida reparação e requalificação”, lia-se na moção.
Apresentada pelo Partido Socialista, na moção era lembrado que a EN115-2 serve o interior do concelho, ligando a freguesia do Maxial e Monte Redondo à sede de concelho, à EN1 e autoestrada 8, sendo também usada pela população dos concelhos do Cadaval e de Alenquer, igualmente no distrito de Lisboa.