A Junta de Freguesia do Turcifal, no concelho de Torres Vedras, vai inaugurar na quarta-feira a sua nova sede para resolver os problemas de falta de acessibilidade e de espaço, disse o presidente da autarquia.
As instalações onde a junta de freguesia tem vindo a funcionar há mais de 50 anos “são bastante antigas e obrigam os cidadãos a subir escadas” para recorrer aos serviços da junta, dos Correios e do Espaço Cidadão e para ir votar, justificou João Caldeira, em declarações à agência Lusa.
O espaço é também “pequeno para as necessidades atuais”, já que se tornou “apertado para prestar os serviços dos Correios e do Espaço do Cidadão”, e falta estacionamento.
Com a inauguração, há dois anos, do novo centro escolar da freguesia, a autarquia começou a projetar mudar de instalações para a antiga escola do primeiro ciclo, onde, em novembro de 2023, deu início a obras de requalificação e adaptação do espaço interior e da sua envolvente.
Tratou-se de um investimento de 150 mil euros, financiado em mais de metade pelo município de Torres Vedras.
A nova sede está dotada de “mais espaço, está localizada no centro da vila e dispõe de estacionamento”, explicou João Caldeira.
As instalações possuem auditório para as assembleias de freguesia, reuniões ou formações, espaço de atendimento ao público, gabinetes para o executivo da junta e para atendimento social e outra sala de reuniões.