A construção do futuro lar de idosos do Centro Social da Freguesia de Famalicão, no concelho da Nazaré, arranca no sábado, num investimento de 3,2 milhões de euros que deverá estar concluído em janeiro de 2026.
O lançamento da obra da futura estrutura residencial para pessoas idosas marca “uma nova etapa no serviço que a instituição já presta à comunidade com a criação da primeira resposta pública da freguesia em termos desta valência”, disse hoje à agência Lusa o diretor técnico do Centro Social da Freguesia de Famalicão, Pedro Rei.
A obra contempla a ampliação do edifício sede do centro social para a construção de um lar com capacidade para 53 utentes que, segundo Pedro Rei, “vai aumentar a capacidade de resposta na freguesia, onde só existe um lar privado, mas também do concelho da Nazaré, onde esta resposta pública também só é prestada pela Confraria [de Nossa Senhora da Nazaré]”.
O novo lar, explicou, “foi projetado para ser amigo das pessoas com demência”, que se estima serem “o principal público-alvo residente”, contando com particularidades “ao nível da conjugação de cores e de elementos de facilitação em termos de deambulação”.
O edifício contará ainda com “um elevador que vai até ao terraço para permitir que todos os utentes, incluindo os acamados, possam usufruir de um solário natural”.
A instituição, que pretende “prestar um serviço humanista e que promova a dignidade e individualidade das pessoas”, está também a apostar “na formação dos recursos humanos em Metodologia de Cuidado Humanitude”.
O projeto do novo equipamento, submetido a contratação pública em março do ano passado e para o qual foi assinado o contrato de empreitada em dezembro de 2023, representa um investimento de 3.225.389,88 euros, financiado pelo Programa de Alargamento das Respostas Sociais PARES 3 em 1.518.206,40 euros.
A construção do lar contará com uma comparticipação do município da Nazaré, no valor de 385 mil euros, e de patrocínios de empresas no montante de 50 mil euros, sendo os restantes 1,2 milhões de euros assegurados pela instituição através de financiamento bancário.
A obra tem uma duração prevista de 18 meses e deve estar concluída em janeiro de 2026.
O Centro Social de Famalicão, fundado em 1999, assegura atualmente um conjunto de respostas sociais, que passam por creche (com 65 crianças), serviço de apoio domiciliário (39 utentes), centro de dia (22 utentes) e cantina social, com o fornecimento diário de refeições a 12 pessoas.