O livro “A Resistência Antifascista no Concelho de Torres Vedras” será apresentado este sábado, dia 15 de junho, pelas 21 horas, no Auditório do Edifício Paços do Concelho, em Torres Vedras. A obra da União de Resistentes Antifascistas Portugueses – Núcleo de Torres Vedras reúne documentação e testemunhos da resistência antifascista.
A apresentação do livro será seguida por um debate.
Segundo a sinopse da obra, este livro “não é uma ficção romanesca. Não é uma poética do desespero e da submissão involuntária. Não é, sequer, uma biografia, ou biografias de indivíduos excecionais que construíram cidades e impérios. Compendia vidas sim, mas de indivíduos comuns. É uma espécie de romance sim, mas com personagens que existiram realmente e que fizeram das suas vidas peças de uma epopeia coletiva. Homens e mulheres comuns, sim, que se elevaram para o alto de valores universais. Não se submeteram: resistiram! Não se acantonaram no conforto da indiferença ou da cobardia: lutaram! Comuns, sim, porque foram operários, camponeses, funcionários, pequenos comerciantes, estudantes e professores, porque foram povo.
O livro pretende também homenagear aqueles que participaram ativamente na resistência contra “a ditadura de Salazar e de Caetano.