A Câmara Municipal de Alenquer inaugura, na quarta-feira, as obras de ampliação do seu Centro de Recolha Oficial de Animais, que duplica a sua capacidade para receber cães, disse esta terça-feira fonte da autarquia.
Fonte oficial deste município do distrito de Lisboa disse à agência Lusa que o CROA passa de uma capacidade de 43 para 80 cães em simultâneo, mantendo a do canil, com 25 gatos.
“O canil foi alargado com mais boxes, uma vez que a ocupação média estava próxima da lotação”, justificou a mesma fonte.
Tratou-se de um investimento de 135 mil euros.
Em 2022, a autarquia estabeleceu uma parceria com a empresa intermunicipal Águas do Tejo Atlântico, para a cedência de 550 metros quadrados de área do recinto da Estação de Tratamento de Água de Alenquer para a expansão do CROA.
Em 2021, o município já tinha investido 25 mil euros na melhoria da uma sala de cirurgia, na criação de uma zona de quarentena e na criação de um gatil, com área de acolhimento de animais abandonados, zona de recobro, zona de fêmeas em período de incubação, de gestação ou com crias, zona de isolamento profilático e quarentena.
Entre setembro de 2022 e setembro de 2023, o CROA recebeu 94 animais (50 cães e 44 gatos) e efetuou 452 esterilizações.
Além das esterilizações de animais, o CROA assegura os tratamentos dos animais que acolhe e promove campanhas de adoção e de esterilização de animais.