A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai investir mais de sete milhões de euros no novo ano letivo, nomeadamente no apoio a atividades de enriquecimento curricular e em intervenções nas escolas, divulgou a autarquia.
Em comunicado, a autarquia do distrito de Lisboa, presidida pelo socialista Fernando Paulo Ferreira, refere que assinou para o ano letivo de 2024/25 protocolos com os nove agrupamentos e a escola secundária não agrupada do concelho, 11 associações de pais e encarregados de educação e 17 entidades do movimento associativo, solidário, desportivo e coletividades.
No total, a Câmara de Vila Franca de Xira assinou 69 protocolos, que representam um investimento direto do município de 7,5 milhões de euros.
Estes protocolos abrangem as áreas da Escola a Tempo Inteiro, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o apoio a projetos educativos e apoio a atividades da educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, transportes escolares, refeições escolares, e projeto + expressões, na área da educação artística.
A autarquia levou também a cabo, “no âmbito das suas responsabilidades”, intervenções nos equipamentos escolares que estão sob sua tutela, nomeadamente a impermeabilizações de coberturas, substituição de janelas e caixilharia, remodelações de copas e refeitórios, substituição de pavimentos e instalação de telheiros.
As intervenções abrangeram mais de 20 dos cerca de 50 estabelecimentos escolares do concelho, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros.
“Neste ano letivo destaca-se também a requalificação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Vialonga, atualmente em fase de lançamento de procedimentos”, indica a nota da autarquia.
Em causa está a empreitada de reabilitação/ampliação deste estabelecimento escolar e o aluguer de módulos (monoblocos) para o acolhimento dos alunos, durante o período de execução da obra, com duração prevista de 18 meses.
Este projeto representa um investimento a realizar em 2025 e 2026 de cerca de 20 milhões de euros, sendo que a Câmara de Vila Franca de Xira vai assegurar cerca de dois milhões de euros.
A intervenção contempla a reabilitação geral de edifícios e espaços exteriores, novos espaços letivos, ampliação da biblioteca e do refeitório, novo auditório, espaços desportivos, entre outras obras.