Quinta-feira, 15 Janeiro, 2026
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
No Result
Ver mais resultados
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
RTVON
No Result
Ver mais resultados
Publicidade
PUBLICIDADE

Início » Dez anos que abalaram a música no livro “Canções da Liberdade” entre 1964-1974

Dez anos que abalaram a música no livro “Canções da Liberdade” entre 1964-1974

Agência Lusa por Agência Lusa
2 de Outubro, 2024
em Cultura
A A
© Direitos Reservados

© Direitos Reservados

7
Partilhas
143
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

A obra “Canções de Liberdade. A Política Cantada em Portugal e no Mundo (1964-1974)” reflete sobre música de referência ideológica, como forma de protesto em relação a matérias político-sociais, nos anos de “vibração coletiva” que abalaram o mundo.

PUBLICIDADE

O livro, com a chancela da Editorial Caminho, é assinado pelo arquiteto Jorge Mangorrinha, que soma anos de investigação de fenómenos musicais, como os festivais da canção e da Eurovisão, em contexto social, e pelo investigador Abel Soares Rosa, que nesta obra lista 50 canções “em homenagem aos 50 anos do 25 de Abril de 1974”.

“As influências de poetas de esquerda ou de direita deram origem a movimentos que viam na música uma forma de crítica social e de chamamento a favor ou contra. Todos tinham o sonho de mudar a realidade do mundo, até porque os poetas movem os povos e os músicos criam os sons para construir belas melodias”, lê-se na nota introdutória.

“Canções de Liberdade. A Política Cantada em Portugal e no Mundo (1964-1974)” divide-se em “Lado A”, assinado por Jorge Mangorrinha, e “Lado B”, por Abel Soares Rosa, que olha “para a última década da ditadura portuguesa”, através das 50 canções selecionadas, “mas convocando várias geografias”, escreve o investigador.

Mangorrinha define o conceito de “canções de liberdade” que “mais do que o canto de intervenção social”, procuram “o melhor para a sociedade”.

PUBLICIDADE

O recurso ao termo “canção de liberdade” resolve, segundo Mangorrinha “o conceito historiográfico que, em diferentes autores, não é consensual, ou é mesmo ambíguo, pois esta é a expressão através da qual este fenómeno pode ser mais bem definido”, sejam canções revolucionárias, rebeldes, políticas, patrióticas, de autor, de texto de protesto, de crítica, de conteúdo político ou de compromisso.

Soares Rosa refere que “a canção comprometida, de protesto, de intervenção e de luta, pode assumir diversas formas”.

“Nem sempre uma música com atitude apela à luta armada ou à revolução, ou mesmo aos direitos dos cidadãos”, acrescenta Soares Rosa, para quem “uma canção de amor pode ser revolucionária, assim como pode apelar à rutura do quotidiano e à denúncia da hipocrisia das mentes conservadoras e da falsa moral burguesa”.

“Uma música sem letra até pode inspirar fortemente a mudança”, escreve Abel Soares da Rosa, que publicou, em novembro passado, “Santa-Bárbara, capista de Zeca”, sobre o artista gráfico que concebeu as capas de diferentes álbuns do criador de “Grândola, vila morena”.

Entre as 50 canções selecionadas, além das inevitáveis de José Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, sem esquecer temas como a “Canção dos Verdes Anos”, de Carlos Paredes, “Trova do Vento que Passa”, por Adriano Correia de Oliveira, e “Resiste”, de Luís Cília, constam também “The Times they Are-Changin’”, de Bob Dylan, “We shall overcome”, por Pete Seeger, ”Revolution”, dos Beatles, e “Imagine”, de John Lennon, “War Orphans”, de Charlie Haden, pela Liberation Music Orchestra, e as escolhas estendem-se até títulos como “Amesterdam”, de Jacques Brel, e “Désabilez-Moi”, de Juliette Gréco.

Miriam Makeba (“Beware, Verwoerd!”), Violeta Parra (”Gracias a la Vida”), Nina Simone (“Four Women”), Aretha Franklin (“Respect”), Joan Baez (“Saigon Bride”) são outros nomes na lista de Soares Rosa que também conta com Victor Jara (“El derecho de vivir en paz”), Chico Buarque (“Fado tropical”), Caetano Veloso (“É proibido proibir”), Jean Ferrat (“La Commune”) e Leo Ferré (“Le Chien”), a par de Fernando Tordo (“Tourada”), Simone de Oliveira (“Desfolhada”), José Cid (“Pigmentação”), Amália Rodrigues (“Abandono/Fado Peniche”) e Duo Ouro Negro (“Venho de Longe”).

Soares Rosa refere que “a música de resistência utilizou os meios que a indústria oferecia”. “Raras foram as organizações políticas, sindicatos ou movimentos sociais que editaram os seus próprios discos com discursos, canções de combate, hinos, promovendo mensagens e ideais, sabendo que a divulgação desses trabalhos nem sempre tinha passagem garantida nas rádios”.

Para o investigador “a canção, a música, continua hoje a ser uma ‘arma’, e a cultura é a nossa melhor resistência contra a ameaça global do populismo e da extrema-direita, que persiste”.

“Há muito em jogo, a luta continua e a música é parte integrante desses caminhos pela liberdade”, defende Abel Soares da Rosa. “Expressa sentimentos e a sua utilização é uma forma de abrir os olhos […] para as questões que afligem o mundo e [é] uma expressão do amor coletivo”, lê-se na nota introdutória à obra.

Mangorrinha baliza cronologicamente este trabalho entre 1964 e 1974, o ano da Revolução de Abril. O ano de 1964 “lança uma espécie de vibração coletiva para que dois anos depois Brian Wilson, líder dos Beach Bois, escreve ‘Good Vibrations’”, afirma.

Em termos históricos, Mangorrinha sublinha que “a formação de canções com estas características remonta à Revolução Francesa [em 1789]”, excluindo porém “os hinos religiosos do puritanismo inglês, por causa da necessidade de se criarem blocos sociais quase sempre em confronto”.

São canções, afirma Mangorrinha, para “se ouvir de olhos abertos”, pois foram compostas num “processo de troca entre artistas e público, entre passado e presente, o que permitiu a materialização de novas e alternativas formações sociais”.

Mangorrinha cita o poeta e músico Boris Vian, ao defender que “uma canção atrai pela música e perdura pela letra”.

“As Canções, em si mesmas, podem não mudar o mundo, mas certamente têm a capacidade de mudar as mentes das pessoas que podem mudar o mundo”, afirma Mangorrinha, também ele poeta, com obra gravada por Teresa Radamanto, Ana Laíns e Sidónio Pereira e coautor, com João Carlos Calixto, de “Portugal 12Pts. Festival da Canção”.

A temática da canção, durante os anos que abalaram a música e o mundo, foram abordadas também, em diferentes perspetivas, quando passam 50 anos sobre o 25 de Abril, em obras do musicólogo Luís de Freitas Branco (“A Revolução antes da Revolução”, Zigurate) e José Jorge Letria (“Abril também se fez a Cantar”, Guerra & Paz), que em tempos escreveu o “Tango dos Pequenos Burgueses”.

Etiquetas: 50 anos do 25 de AbrilArtesCanções da LiberdadeCultura e EntretenimentoDemocraciaPolítica
Partilhar3Tweet2
Agência Lusa

Agência Lusa

A Lusa, única agência de notícias portuguesa de âmbito nacional, tem como objetivo a recolha e tratamento de material noticioso ou de interesse informativo, a produção e distribuição de notícias a um alargado leque de utentes.

Sugestões

Exposição mostra vivência do Carnaval da Nazaré
Cultura

Exposição mostra vivência do Carnaval da Nazaré

Museu Abílio de Mattos e Silva reabre coleção permanente em Óbidos
Cultura

Museu Abílio de Mattos e Silva reabre coleção permanente em Óbidos

Centenário do Carnaval de Torres Vedras com 100 mil euros para participação popular
Cultura

Conhece aqui o programa do Carnaval de Torres Vedras 2026

Carnaval de Torres Vedras enche as ruas com meio milhão de pessoas
Cultura

Carnaval de Torres Vedras arranca a 12 de fevereiro com sete dias de folia

Espetáculo “Titanic – O Musical” chega ao Teatro-Cine de Torres Vedras
Cultura

Espetáculo “Titanic – O Musical” chega ao Teatro-Cine de Torres Vedras

Cultura

Óbidos Vila Natal recebeu 200 mil visitantes

Conhece aqui o programa do Carnaval de Torres Vedras 2025
Cultura

Já há data para a inauguração do Monumento ao Carnaval de Torres Vedras

Fadista Maria do Rosário Bettencourt morre aos 92 anos
Cultura

Fadista Maria do Rosário Bettencourt morre aos 92 anos

VER MAIS

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Destaques

Jovem de 15 anos em estado grave após colisão entre bicicleta e carro
Sociedade

Jovem de 15 anos em estado grave após colisão entre bicicleta e carro

Centenário do Carnaval de Torres Vedras com 100 mil euros para participação popular
Cultura

Conhece aqui o programa do Carnaval de Torres Vedras 2026

Torreense nas meias-finais da Taça de Portugal
Desporto

Torreense nas meias-finais da Taça de Portugal

VER MAIS
PUBLICIDADE

Últimas

Labrugeira acolhe 19ª edição do Festival das Sopas e Merendas de Alenquer
Sociedade

A.D.C.R Arruda e Sendieira acolhe Festival de Sopas

Bebé morre no hospital das Caldas da Rainha
Sociedade

Urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Caldas da Rainha fecha por 4 dias

Homem detido por posse de arma proibida no concelho do Cadaval
Sociedade

Homem detido por posse de arma proibida no concelho do Cadaval

VER MAIS
Facebook Youtube Twitter Instagram

A RTVON é o seu portal de notícias e entretenimento, oferecendo cobertura ao vivo, reportagens exclusivas e análises detalhadas dos eventos locais mais significativos.

Acompanhe-nos e garanta acesso a atualizações constantes sobre o que acontece na Região Oeste.

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)

Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)

Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade
  • Livro de Reclamações

Direitos de Autor Protegidos

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Desenvolvido e gerido pela DILIGENTPIXEL, soluções web à medida do seu negócio.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
Ver mais resultados
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir Rádio

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Desenvolvido e gerido pela DILIGENTPIXEL, soluções web à medida do seu negócio.