A região Oeste recebe a partir de hoje, 8 de novembro, e até domingo, dia 10, a última prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2024.
A competição, que também é pontuável para a Taça do Mundo FIM de Bajas e para o Campeonato da Europa de Bajas, contará com a participação de 135 concorrentes e percorrerá os concelhos de Torres Vedras, Bombarral, Cadaval, Alenquer, Óbidos e Sobral de Monte Agraço.
O percurso da prova terá uma extensão total de 445,12 km, dos quais 291,75 km serão cronometrados. A competição será marcada pela disputa dos títulos de Campeão Nacional nas categorias de Quad e SSV, disciplinas que são lideradas, respetivamente, por João Vale e Pedro Santinho Mendes, ambos em Can-Am. Nas motos, Martim Ventura (Husqvarna) já se sagrou antecipadamente campeão nacional.
Nas duas rodas Bruno Santos (Husqvarna), piloto natural de Torres Vedras e vencedor em 2023, será o grande favorito face à ausência dos dois principais protagonistas da temporada, o novo campeão Martim Ventura e o campeão de 2023 António Maio. A competição contará ainda com a presença de pilotos, como Tomás Dias, Gustavo Gaudêncio e João Duarte, Micael Simão (GasGas) e os irmãos Bernardo e David Megre (Kawasaki). De referir que, para os Veteranos, estará em disputa o Troféu Armindo Neves.
Nos Quad, a luta pelo título envolve João Vale (Can-Am) e os pilotos Yamaha Luís Fernandes, campeão em título, e o jovem Rodrigo Alves.
Já entre os SSV, a disputa pelo campeonato é extremamente renhida, com seis pilotos na corrida pelo título. Os três primeiros, Pedro Santinho Mendes, Nelson Caxias e Pedro Pinha, estão separados por apenas 4 pontos. A competição conta ainda com a estreia em SSV de Ricardo Leal dos Santos.
A Baja Oeste contará com dois troféus monomarca em SSV: o Troféu Polaris, já conquistado por Arnaldo Monteiro, e o Troféu Segway, no qual André Rodrigues lidera com uma vantagem de seis pontos sobre Hélder Batista.
No Campeonato de Equipas, o Old Friends Rally Team lidera a classificação, seguido pela Bitracing e pela Can-Am Offroad Portugal, que ocupa o terceiro lugar.
A Baja Oeste de Portugal arranca desportivamente esta sexta-feira com um prólogo de 4,75 km em Sobral de Monte Agraço. No sábado, será disputado o primeiro setor seletivo, com 173 km, que ligará Cadaval a Vila Facaia. O segundo setor seletivo, com 114 km, decorre no domingo, entre Sobrena e Camarnal.
A Baja Oeste de Portugal incluiu ainda a 5ª e derradeira etapa do Campeonato Nacional de Mini Baja. Domingos Cunha, em Yamaha, ocupa a liderança entre os Juvenis. Nos Iniciados o 1º lugar é ocupado por Rodrigo Neves, em KTM, que dispõe de dois pontos de vantagem para Francisco Porto Nunes, em Yamaha. Santiago Pereira, também em Yamaha, é já Campeão entre os Infantis. Os jovens da Mini Baja disputarão o prólogo no sábado de manhã, seguido de um setor seletivo que ligará Sobrena a Espinheira ao longo de 55,3 km cronometrados.