A associação Quatro Corações (Antena de Torres Vedras), sediada no Fórum das Associações Culturais de Torres Vedras, na Travessa do Quebra-Costas, em Torres Vedras, encerrou a sua atividade no final do mês de outubro. A decisão foi tomada devido a dificuldades financeiras persistentes, explicou à RTVON, o responsável da associação, António Oliveira.
De acordo com o responsável, o principal motivo do encerramento foi a incapacidade de cobrir os custos operacionais da associação, que rondava os 50 mil euros anuais. Apesar de receberem um subsídio da Câmara Municipal de Torres Vedras no valor de 6 mil euros, a diferença entre as receitas e despesas tornou-se insustentável.
“Já não estávamos a conseguir pagar rendas, a luz…”, afirmou António Oliveira, explicando que a associação era responsável pela fatura total de eletricidade do espaço, para além da renda.
A situação agravou-se devido à necessidade de manter uma cozinheira, para garantir a alimentação diária dos utentes.
“Tínhamos de garantir pelo menos a cozinheira como posto de trabalho, porque não podemos estar sujeitos a que um voluntário hoje não vá e amanhã não faça, porque todos os dias pessoas têm de comer”, explicou o responsável, acrescentando que, apesar das tentativas de poupança, a situação tornou-se insustentável.
“Eu assegurei esse posto de trabalho por muito tempo para poupar dinheiro, mas chegou uma altura em que já não conseguia”, disse.
Segundo António Oliveira, a associação solicitou por diversas vezes à Câmara Municipal de Torres Vedras um espaço onde não fosse necessário pagar renda. Contudo, segundo responsável da Antena de Torres Vedras até a data do encerramento, a associação não recebeu nenhuma resposta.
O encerramento da associação Quatro Corações, segundo o responsável teve um impacto direto nas pessoas que dependiam dos serviços oferecidos pela associação, principalmente no apoio alimentar. António Oliveira revelou que “cerca de 60% das pessoas foram encaminhadas para o Centro Pastoral de Torres Vedras”. No entanto, o responsável reconhece que houve pessoas que ficaram sem solução, o que agrava a situação para quem já enfrentava dificuldades.
A associação Quatro Corações distribuía diariamente refeições a famílias carenciadas.