Quarta-feira, 21 Maio, 2025
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
No Result
Ver mais resultados
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
RTVON
No Result
Ver mais resultados
Rotating Image
PUBLICIDADE

Início » Nazaré pode antecipar fim da monitorização do Fundo de Apoio Municipal

Nazaré pode antecipar fim da monitorização do Fundo de Apoio Municipal

Agência Lusa por Agência Lusa
20 de Dezembro, 2024
em Economia
A A
5
Partilhas
93
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

A Câmara da Nazaré pode deixar de ser acompanhada pelo Fundo de Apoio Municipal (FAM) em 2025, informou a direção executiva deste organismo, considerando “notável” a recuperação da autarquia, sujeita desde 2018 a um programa de ajustamento.

PUBLICIDADE

“Apesar de o plano [de monitorização] prever um prazo de 20 anos, a Nazaré poderá sair deste acompanhamento após seis anos, o que é notável”, afirmou o diretor executivo do FAM, Miguel Almeida, durante uma reunião com autarquia para avaliar os progressos na implementação do Programa de Ajustamento Municipal (PAM), a que o município está sujeito desde 2018.

“Quando entrou no programa, o município estava acima dos limites de endividamento”, disse Miguel Almeida, reconhecendo que o município está atualmente “muito próximo de regularizar essa situação, o que reflete uma gestão responsável e eficaz”, que permite que o município possa deixar de ser acompanhado.

A decisão caberá ao executivo liderado por Manuel Sequeira (PS), que hoje disse à agência Lusa estar “a analisar a situação” no sentido de, em ano de autárquicas, “deixar a casa arrumada para o executivo que vier a seguir”.

Na prática, a Câmara pode deliberar em 2025, após a aprovação das contas e relatório de gestão de 2024, deixar de ser acompanhada pelo FAM, ficando apenas obrigada a cumprir os pagamentos prestacionais do empréstimo ao abrigo do PAM, em vigor desde dezembro de 2018.

O Programa de Ajustamento Municipal foi projetado para durar 32 anos e incluiu uma assistência financeira até 35.242.012 euros, destinada à regularização de dívidas financeiras e não financeiras, incluindo passivos contingentes e atrasos com fornecedores.

O fim da monitorização por parte da direção executiva do FAM tem vantagens como “poder contratar, ou baixar os impostos que atualmente têm de ser mantidos nos limites máximos”, exemplificou Manuel Sequeira.

PUBLICIDADE

Porém, segundo o presidente, há outros fatores que terão de ser considerados, dado a Câmara ter “um conjunto de passivos contingentes e questões em tribunal” para os quais o FAM “prevê uma determinada verba, na ordem dos 900 mil euros”.

“Caso a Câmara seja condenada em alguns desses processos, não tendo a monitorização do FAM, terá de assegurar essa verba por meios próprios”, explicou o autarca, vincando haver “fatores que têm de ser ponderados” até à apresentação das contas, em abril do próximo ano.

O PAM foi desenhado para corrigir desequilíbrios financeiros acumulados, permitindo o pagamento de dívidas anteriores e a recuperação da capacidade de gerar receitas próprias.

Entre as medidas adotadas, a autarquia destaca o aumento do IMI como crucial para aumentar a arrecadação de receitas e viabilizar a execução de serviços essenciais sem novos défices.

Em comunicado, a autarquia considera que “o esforço contínuo para reduzir encargos financeiros e melhorar a tesouraria foi fundamental para o sucesso do programa” e que a redução da dívida e a criação de saldos positivos “posicionam o município para uma futura saída do programa, com a possibilidade de aliviar a carga tributária dos munícipes”.

A reunião com a Direção Executiva do FAM serviu para detalhar os passos dados e os resultados alcançados pela Câmara tendo ficado demonstrada “confiança de que a autarquia continuará a gerir as finanças de forma eficaz, mesmo após o término da monitorização”.

“A conclusão antecipada do programa é vista como um marco na gestão financeira da Nazaré, refletindo o compromisso da Câmara em assegurar um futuro fiscalmente sustentável para o município e os seus cidadãos”, conclui a nota.

Etiquetas: Câmara Municipal da NazaréEconomiaFundo de Apoio MunicipalNazaréNegócios e Finanças
Partilhar2Tweet1
PUBLICIDADE
Agência Lusa

Agência Lusa

A Lusa, única agência de notícias portuguesa de âmbito nacional, tem como objetivo a recolha e tratamento de material noticioso ou de interesse informativo, a produção e distribuição de notícias a um alargado leque de utentes.

Sugestões

Projeto do Planalto das Cesaredas é distinguido no Prémio José Manuel Alves
Economia

Projeto do Planalto das Cesaredas é distinguido no Prémio José Manuel Alves

Torres Vedras lança concurso de 2,1 ME para centro de saúde de A-dos-Cunhados
Economia

Câmara de Torres Vedras delibera ajuste direto para centro de saúde de A-dos-Cunhados

Suspensa circulação ferroviária entre Caldas da Rainha e Torres Vedras
Economia

CP pretende duplicar o número de máquinas de venda automática

Autarquias de todo o país afetadas por concursos desertos
Economia

Autarquias de todo o país afetadas por concursos desertos

Caldas da Rainha aprova orçamento de 41,9 milhões de euros para 2024
Economia

Câmara das Caldas da Rainha com resultado negativo de 1,7 milhões de euros em 2024

Câmara de Óbidos com resultado positivo em 2023
Economia

Câmara de Óbidos fechou 2024 com resultado positivo de 1,6 ME

Câmara da Nazaré aprova orçamento de 31,3 ME para 2025
Economia

Câmara da Nazaré com resultado positivo de um milhão de euros em 2024

Economia

Cadaval anuncia início de construção de habitação social

VER MAIS

Destaques

Colisão rodoviária corta EN 361 em Papagovas de Cima, no concelho da Lourinhã
Sociedade

Colisão rodoviária corta EN 361 em Papagovas de Cima, no concelho da Lourinhã

Política

AD vence em Torres Vedras, Chega fica em segundo lugar

Jovem suspeita de ter matado a irmã em Peniche fica em prisão preventiva
Sociedade

Supremo agrava pena para jovem que matou irmã em Peniche

VER MAIS
PUBLICIDADE

Últimas

Projeto do Planalto das Cesaredas é distinguido no Prémio José Manuel Alves
Economia

Projeto do Planalto das Cesaredas é distinguido no Prémio José Manuel Alves

Festival de Teatro em Óbidos apresenta mais de 20 espetáculos com entrada livre
Cultura

Festival de Teatro em Óbidos apresenta mais de 20 espetáculos com entrada livre

Sobreiro Curvo acolhe Taça de Portugal de Mondioring
Sociedade

Sobreiro Curvo acolhe Taça de Portugal de Mondioring

VER MAIS
Facebook Youtube Twitter Instagram

A RTVON é o seu portal de notícias e entretenimento, oferecendo cobertura ao vivo, reportagens exclusivas e análises detalhadas dos eventos locais mais significativos.

Acompanhe-nos e garanta acesso a atualizações constantes sobre o que acontece na Região Oeste.

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)

Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)

Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade
  • Livro de Reclamações

Direitos de Autor Protegidos

© 2025 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Gerido pela DILIGENTPIXEL - Soluções Web.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
Ver mais resultados
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir Rádio

© 2025 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Gerido pela DILIGENTPIXEL - Soluções Web.