A Lusiaves vai ter uma nova fábrica em Valado dos Frades, Nazaré, que entrará em atividade no primeiro trimestre de 2025, criando 100 postos de trabalho, sendo parte de um investimento de 20 milhões de euros anunciado esta sexta-feira.
O projeto inclui a aquisição de instalações com mais de 12.000 metros quadrados “que serão ampliadas e equipadas com tecnologia de última geração”, divulgou o grupo Lusiaves, líder nacional na produção avícola.
Além da aquisição das instalações, na Área de Localização Empresarial (ALE) do Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, distrito de Leiria, o investimento total de 20 milhões de euros engloba ainda “o reforço de estruturas logísticas e aumento das áreas comerciais”, disse fonte do grupo à agência Lusa.
Este investimento “reflete o crescimento sustentado do grupo, fundado por Avelino Gaspar, e a sua visão estratégica de promover o desenvolvimento económico e social da região centro, especialmente no interior e em áreas onde a criação de emprego e a fixação de pessoas são cruciais”, refere um comunicado da Lusiaves.
A nova fábrica, que segundo a mesma fonte, deverá entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2025, possibilitará ainda a criação de uma centena de novos postos de trabalho.
O novo projeto “reforça o compromisso do grupo com o desenvolvimento económico e social da região centro e a criação de emprego, alinhado com os princípios de sustentabilidade e boa gestão”, pode ler-se no comunicado.
Além disso, “reafirma o compromisso com os princípios de sustentabilidade social e ambiental, garantindo a expansão da sua capacidade produtiva e o reforço do abastecimento ao mercado interno e externo” acrescenta.
A nova unidade beneficia de uma localização estratégica na zona Oeste, com fácil acesso às autoestradas e proximidade às unidades existentes do grupo, que “favorece a criação de sinergias e impulsiona oportunidades para novos projetos”, consolidando a sua presença como “um motor de crescimento para a região”.
Fundado em 1986 pelo Comendador Avelino Gaspar o grupo tem uma estrutura acionista 100% familiar e nacional.
Emprega mais de 4.500 trabalhadores e apresenta um volume de negócios consolidado superior a 800 milhões de euros.
O modelo de verticalização adotado pelo Grupo garante o controlo de todas as fases da produção, desde a criação e alimentação animal até à transformação e distribuição de produtos.
Essa estratégia é complementada pela aposta em inovação e diversificação, atuando em áreas como energias renováveis, agricultura, medicamentos para nutrição animal e valorização de subprodutos.
Com operações de norte a sul do país e presença internacional em quatro continentes, o grupo Lusiaves destaca-se pela sua expansão global, na qual se inclui o novo Centro de Distribuição em Paris e a aquisição de uma participação na Scandi Standard, tornando-se o maior acionista do líder escandinavo no setor avícola, presente na Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Irlanda e Lituânia.