A Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã (ADL) e o Município da Lourinhã apresentaram ontem, em conferência de imprensa, a 9ª edição da Expo Lourinhã, que decorrerá de 24 a 27 de abril.
Uma das principais novidades deste ano é a utilização do Pavilhão do Hóquei Clube Lourinhã (HCL) e do auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL), onde atuarão artistas de renome nacional nas noites de 24, 25 e 26 de abril.
De acordo com o presidente da ADL, Rogério Henriques, para esta edição, o foco é “otimizar o recinto, assegurando uma maior harmonia e organização do espaço utilizado, de forma a proporcionar uma experiência ainda mais agradável para todos”.


Entre as melhorias anunciadas, estão a redução do impacto no trânsito e estacionamento na vila, a reorganização das áreas do recinto e o reforço das medidas de segurança.
No que diz respeito à mobilidade, estão previstos encerramentos temporários de vias:
- Rua Padre António Pereira Escudeiro: de 17 a 29 de abril
- Rua Maestro Manuel Maria Baltazar, estacionamento do Município e estacionamento do Mercado Municipal: de 21 a 29 de abril
- Praça José Máximo da Costa (em frente à AMAL): de 17 a 29 de abril
A zona de gastronomia será ampliada com a instalação de uma nova tenda de 200 m², substituindo o espaço anteriormente utilizado. A área de diversões também será expandida, com um maior número de atrações.
No Pavilhão do HCL, o programa contará com atuações de bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e grupos de música tradicional. Já na zona de gastronomia, o destaque será para artistas locais.



A programação inclui ainda workshops, atividades interativas, animação de rua, demonstrações e degustações de produtos regionais.
As inscrições para os vários espaços da Expo Lourinhã abrem no próximo dia 27 de fevereiro.
O orçamento estimado para esta edição varia entre 135 mil euros e 145 mil euros, acrescido dos custos com animação.