O lateral Gilberto Duarte, de 34 anos, foi adicionado à convocatória da seleção portuguesa de andebol para os dois jogos com a Polónia, de qualificação para o Euro2026, segundo a lista disponibilizada pela Federação Portuguesa de Andebol (FPA).
A inclusão do experiente atleta, que atua nos gregos do AEK, é a única alteração à primeira convocatória divulgada, marcada pelo regresso do central Miguel Martins, após ser ilibado num controlo antidoping positivo, que o afastou do Mundial.
Miguel Martins, de 27 anos, teve um teste positivo para testosterona exógena no controlo realizado por ocasião do Euro2024, mas pediu uma contra-análise, que não confirmou a presença daquele esteroide anabolizante androgénico proibido pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), motivando a Federação Internacional de Andebol (IHF) a levantar a suspensão.
Os laterais Gabriel Cavalcanti e Joaquim Nazaré e os pivôs Fábio Silva e Daymaro Salina também são novidades face ao Campeonato do Mundo, no qual Portugal foi quarto colocado e teve o melhor resultado de sempre em fases finais de grandes provas.
De fora ficaram Francisco Costa, melhor jogador jovem do Mundial e lesionado por tempo indeterminado, Victor Iturriza, designado como melhor pivô, Fábio Magalhães, Salvador Salvador e Alexandre Cavalcanti, todos indisponíveis por motivos físicos.
Os ‘heróis’ do mar’ reúnem-se na segunda-feira, em Lisboa, para iniciarem a preparação dos dois duelos com a Polónia, da terceira e quarta jornadas do Grupo 8 de qualificação rumo ao Euro2026, previstos para 13 de março, em Gdansk, e Odivelas, três dias depois.
Em busca da nona presença, e quarta consecutiva em Europeus, Portugal lidera o Grupo 8 da segunda fase de apuramento, com quatro pontos, em dois encontros, contra três da Polónia, segunda classificada, um de Israel, terceiro, e zero da Roménia, quarta e última.
A 17.ª edição do Europeu de andebol vai realizar-se entre 15 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta entre Suécia, Dinamarca e Noruega, tendo os três anfitriões e a campeã continental França no elenco dos 24 finalistas, ao qual acedem os dois primeiros colocados das oito ‘poules’ de qualificação e os quatro melhores terceiros.