O antigo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, faleceu esta quinta-feira aos 65 anos, vítima de um ataque cardíaco.
Ao longo da sua carreira política, Miguel Macedo, ocupou diversos cargos, entre os quais de deputado, líder parlamentar e ministro da Administração Interna, entre 2011 e 2014, sendo atualmente comentador na CNN/Portugal e da TSF no programa “O Princípio da Incerteza”.
Nascido em Braga a 6 de maio de 1959, Miguel Macedo era licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e exercia atualmente a advocacia.
Foi secretário-geral do PSD entre 2005 e 2007, quando o partido era liderado por Luís Marques Mendes.
Miguel Macedo foi secretário de Estado da Juventude do primeiro governo de maioria absoluta de Aníbal Cavaco Silva, entre 1990 e 1991, integrando depois o mesmo ministério, tutelado por Couto dos Santos.
Entre 2002 e 2005, integrou os governos de coligação PSD/CDS-PP de Durão Barroso (XV) e de Pedro Santana Lopes (XVI), como secretário de Estado da Justiça.
O primeiro-ministro e presidente do PSD, Luís Montenegro, expressou profunda consternação pela perda, descrevendo Macedo como “um homem bom” e destacando sua dedicação ao serviço público.
A Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, também lamentou a morte, afirmando que Miguel Macedo “marcou de forma incontornável a vida política nacional”.