A Semana Santa de Óbidos, que integra a Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e da Páscoa, vai ser celebrada de 12 a 20 de abril com procissões solenes, momentos de oração, concertos de música sacra e exposições.
Cumprindo a tradição, na vila, do distrito de Leiria, vai ser colocada a Cruz de Cristo, serão exibidas as colchas nas janelas na Rua Direita e todas as freguesias foram desafiadas a participar nos Tapetes de Flores e Sal, com grupos de voluntários do concelho, divulgou a Câmara.
Da programação da Semana Santa destaca-se, no dia 13, a Procissão dos Ramos, seguida da Missa de Ramos. No mesmo dia, realiza-se a Procissão do Senhor dos Passos, com mais de 400 anos de história.
A música sacra será também parte essencial das celebrações, com três concertos no Santuário do Senhor Jesus da Pedra: “In Memoriam Sacrificii”, com a Orquestra e Coro da Academia de Música de Óbidos (dia 14); o Concerto do Coro Masculino e Dueto, com finalistas da Academia de Música de Óbidos (dia 15); e “Domine Deus”, pelo Coral Alma Nova & Sinfonietta de Óbidos (dia 16).
Ainda no plano cultural, a exposição “Semana Santa em Óbidos”, uma mostra fotográfica de Uli Schmidt, estará patente na Casa José Saramago de 12 de abril a 11 de maio.