O atual vereador em Óbidos Paulo Gonçalves encabeça a candidatura do Partido Socialista ao município nas próximas eleições autárquicas, divulgou a Federação Distrital de Leiria.
A candidatura surge como resposta à “perceção de incapacidade da atual liderança PSD não só para cumprir o programa com que ganha as eleições, mas também para dar resposta às necessidades mais básicas da população”, disse à agencia lusa o cabeça de lista.
A cumprir o segundo mandato como vereador na oposição, Paulo Gonçalves acredita que “a população anseia por outro tipo de soluções” e que as propostas do PS “são mais adequadas àquilo que são as suas necessidades”.
Na lista das prioridades do candidato estão as questões da habitação, dos transportes urbanos e das condições de vida “de quem vive em Óbidos”, afirmou, considerando que a qualidade de vida da população tem sido “prejudicada com uma política em que a prioridade é afirmar a marca de Óbidos e trazer cada vez mais turistas”.
O nome de Paulo Gonçalves foi aprovado por unanimidade na Comissão Política Concelhia de Óbidos e ratificado, na terça-feira à noite, pela Federação Distrital de Leiria do PS.
Em comunicado, a concelhia justifica a escolha destacando o vereador como “uma das figuras mais experimentadas da política local obidense, com elevado conhecimento técnico das matérias públicas de interesse para Óbidos e com reconhecida capacidade política para obter consensos e compromissos, a par de uma elevada conduta pública, qualidades reconhecidas pelos seus apoiantes, mas também pelos seus adversários”.
A aposta da concelhia é “apresentar candidatos a todas as freguesias do concelho e mostrar que existe um outro caminho para Óbidos, que reforce a aposta no turismo, a par de um investimento em obra necessária às populações”, refere o comunicado.
O candidato, que nas eleições de 2021 ficou a 517 votos do PSD, acredita que o eleitorado tem dado ao PS “um voto de confiança”, admitindo a hipótese de nas eleições deste ano “dar a volta aos resultados e ganhar a autarquia”.
Para isso, aposta “na candidatura centrada em duas ideias: uma, a firmeza das propostas, que são realistas e para concretizar, e, outra, a renovação de equipas e ideias”.
Paulo Gonçalves, de 59 anos, é natural de Leiria e residente em Óbidos.
É licenciado em Educação Física, mestre em Desenvolvimento Local e professor do Agrupamento de Escolas de Óbidos desde 2009.
Ocupa o lugar de vereador sem pelouros na Câmara de Óbidos há dois mandatos.
Em 2021, o PS não concorreu em duas das sete freguesias do concelho, onde elegeu três vereadores, não conseguindo assegurar a presidência da Câmara, enquanto o PSD elegeu o presidente e três vereadores.
Além desta candidatura, no concelho de Óbidos foi já anunciada a escolha da médica Cristina Vieira para cabeça de lista do Chega.
As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro deste ano.