O Município de Torres Vedras foi distinguido, no passado mês de março, com o Selo de Mérito Prata para o biénio 2025-2026, atribuído pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), informou esta sexta-feira a autarquia.
A distinção foi atribuída no âmbito da 4.ª edição do selo de mérito RACCI, que visa reconhecer boas práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais. O reconhecimento ao Município de Torres Vedras decorreu do trabalho desenvolvido em três projetos.
O primeiro projeto, intitulado “Porta a Porta”, tem como objetivo proporcionar transporte personalizado a cidadãos com mobilidade condicionada e seus cuidadores, de forma a facilitar o acesso a serviços públicos essenciais, bem como a outros locais no concelho.
O segundo projeto, denominado “CuidadosaMente”, foi lançado em outubro de 2022 em parceria com a Associação Para a Educação de Crianças Inadaptadas (APECI). Este projeto tem como finalidade apoiar os cuidadores informais de pessoas com deficiência, com o objetivo de melhorar a saúde mental dos cuidadores e reduzir situações de isolamento e exclusão social.
O terceiro projeto, “Cuidados Paliativos na Comunidade – Humanizar o Fim de Vida”, consiste num programa de fisioterapia paliativa, desenvolvido em parceria com a ASAS de Ponte do Rol e com o apoio das juntas de freguesia. Este projeto tem como objetivo diferenciar e melhorar as respostas do apoio domiciliário, e complementar a resposta da saúde pública na comunidade ao nível dos cuidados paliativos, junto dos doentes em processo de doença crónica, prolongada e terminal.
Em comunicado enviado à RTVON, a autarquia refere que “com esta distinção pública, o Município de Torres Vedras reafirma o seu compromisso com a promoção de soluções locais, para apoiar aqueles que dedicam as suas vidas a cuidar de outros”.
A 4.ª edição da RACCI distinguiu 65 projetos provenientes de diferentes pontos do país, incluindo as ilhas da Madeira e dos Açores, pelo seu desempenho e boas práticas no apoio aos cuidadores informais.