A Federação Regional do Oeste (FRO) do Partido Socialista (PS) aprovou a torriense Ana Umbelino para integrar a lista de candidatos a deputados à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Lisboa, ocupando o 16º lugar.
Ana Umbelino é atualmente vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e presidente da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos. É licenciada em Psicologia e mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, tendo também frequentado o doutoramento em História da Educação na mesma instituição.
Foi docente no Instituto Superior de Línguas Aplicadas (ISLA) na pós-graduação Psicologia Clínica e da Saúde.
Em comunicado enviado à RTVON, a FRO/PS informa que a decisão foi tomada na reunião da Comissão Política Federativa realizada no passado dia 24 de março.
Para além de Ana Umbelino figura em 31º, o cadavalense Rodrigo Silva, presidente da Juventude Socialista da FRO, e Guilherme Teixeirinha, presidente da JS de Alenquer, a ocupar em 50º lugar como suplente, na lista para deputados à Assembleia da República.
O presidente da FRO, Brian Silva, expressou satisfação pela escolha de Ana Umbelino, considerando-a uma “figura conhecida na região”, e elogiou o seu “compromisso com o serviço público e pela defesa de políticas sociais inclusivas”. “Com uma formação académica sólida e uma carreira dedicada à gestão cultural e ao desenvolvimento local, a autarca torriense tem demonstrado competências notáveis em liderança e inovação. A sua experiência como vereadora na Câmara Municipal de Torres Vedras evidenciou a sua capacidade de implementar projetos que promovem a cultura e a participação cívica. Além disso, o seu envolvimento em iniciativas de cooperação internacional reflete uma visão global e uma dedicação à promoção dos direitos humanos e da sustentabilidade. Estas qualidades fazem da candidata pelo Oeste a deputada com uma perspetiva abrangente e uma forte determinação em contribuir para o progresso social e económico do país e um olhar atento para as preocupações da Região Oeste”, afirmou o presidente da FRO.
O presidente da FRO/PS sublinhou que “é fundamental a presença de um deputado que conheça bem estes concelhos, as suas necessidades e revindicações”.
“A presença de Ana Umbelino na lista de deputados pelo Círculo Eleitoral de Lisboa irá garantir a defesa e continuação dos trabalhos de vários projectos que não têm tido a melhor atenção pelos governantes, sendo fundamental voltar a colocar na agenda a construção do Hospital do Oeste que teve grandes avanços no anterior Governo com o ministro Manuel Pizarro, a defesa do Plano Nacional de Investimentos 2030 para a construção do IC11, a defesa das medidas de apoio à agricultura, agropecuária e fruticultura, a modernização da linha do Oeste, a habitação, o ambiente e a mobilidade”, destacou.
Na última reunião, foi também votada a proposta para o cargo de vice-presidente da FRO/PS, sendo eleito o dirigente torriense Artur Narciso, membro da Assembleia Municipal de Torres Vedras. A lourinhanense Catarina da Silva, membro da Assembleia Municipal da Lourinhã e secretária nacional das Mulheres Socialistas Igualdade e Direitos, foi indicada para diretora de campanha. A reunião também aprovou por unanimidade os nomes dos candidatos às Câmaras Municipais da FRO: João Nicolau (Alenquer), João Reis (Cadaval), Brian Silva (Lourinhã), Laura Rodrigues (Torres Vedras) e Fátima Estêvão (Sobral Monte Agraço).