O Festival de Jazz do Valado dos Frades inicia no dia 27 a edição com maior número de concertos de sempre, a programação mais internacional e, pela primeira vez, um concerto em Lisboa.
A 28.ª edição do festival, que arranca no dia 27 no Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, é aquela “com o maior número de concertos até agora”, disse à agência Lusa o diretor artístico, Adelino Mota, precisando que o programa irá integrar 12 atividades, entre as quais dois concertos didáticos nas escolas.
“A forte componente internacional” será outra das marcas da edição de 2025, afirmou o maestro, destacando dois concertos internacionais a realizar no teatro-Cine da Nazaré, nos dias 10 e 17 de maio.
O primeiro será a estreia em Portugal da trompetista francesa Airelle Besson, enquanto o segundo será com o trio de Antonio Faraò, que integra o contrabaixista John Patitucci.
Um tributo às Andrew Sisters, com a assinatura de Elas e o Jazz (Joana Machado, Mariana Norton e Marta Hugon) com a Big Band M. Nazaré, dirigida por Adelino Mota, no dia 03 de maio, foi o escolhido para espetáculo de abertura do festival que, pela primeira vez, se estende a Lisboa, com a repetição deste concerto, em 27 de junho, no Teatro Tivoli.
Cumprindo a tradição o Jazz do Valado volta este ano a apostar na “valorização dos valores emergentes”, como o quarteto da Clara Lacerda ou quinteto de Maria Carvalho, músicas com “excelentes projetos, e que precisam de palco”, afirmou o maestro.
A edição de 2025 contará ainda com uma residência artística “que envolve três músicos portugueses e três músicos franceses, que, sem se conhecerem previamente, trabalham durante uma semana inteira com o repertório de originais próprios para poderem apresentar um concerto, que o ano passado foi fabuloso e foi um dos melhores concertos do festival”, acrescentou Adelino Mota.
O Festival de Jazz do Valado é organizado pela Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR), uma coletividade fundada em 1933 para combater o analfabetismo da população rural de Valado dos Frades.
A relação do Valado com o jazz começou em 1987, com a realização de concertos pontuais, levando à criação do primeiro festival em 1992. Desde a segunda edição, em 1999, o evento realiza-se de forma ininterrupta, contando já com 28 edições.
Ao longo dos anos, o festival proporcionou 187 concertos, recebeu mais de 1.000 músicos e atraiu uma estimativa superior a 20.000 espetadores.