O Grupo Valouro, com sede no concelho de Torres Vedras, celebrou no passado sábado, dia 12 de abril, 150 anos de atividade, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém.
A cerimónia reuniu cerca de duas mil pessoas e contou com um momento musical a cargo do cantor José Cid.
A origem do grupo remonta a 1875, quando os antepassados dos atuais proprietários iniciaram um pequeno negócio de venda de aves na Praça da Figueira, em Lisboa. A família Santos comprava os animais vivos a pequenos produtores de quintas nos arredores de Lisboa, abatia-os e depenava-os para vender ao público.
Desde a década de 60 que são os gémeos António José e José António que gerem o património familiar, tendo realizado alguns investimentos que levaram à industrialização do grupo.
Atualmente este é um dos maiores grupos nacionais no setor agroalimentar, aglomerando 35 empresas dedicadas à agricultura, rações, produção, abate e transformação de aves, distribuição, comércio alimentar, transportes, produção de energia, seguros e turismo.
No ano passado, a família também entrou para o ranking da Forbes dos 50 mais ricos de Portugal, tendo ficado na 29.ª posição, com um património avaliado em 475 milhões de euros.