Segunda-feira, 7 Setembro, 2026
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
No Result
Ver mais resultados
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
RTVON
No Result
Ver mais resultados
Publicidade
PUBLICIDADE

Início » Taxa de crescimento da despesa da Segurança Social superou a da receita em 2024

Taxa de crescimento da despesa da Segurança Social superou a da receita em 2024

Agência Lusa por Agência Lusa
28 de Maio, 2025
em Economia
A A
© RTVON

© RTVON

10
Partilhas
208
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

A segurança social teve em 2024 o maior excedente desde 2010, atingindo 5.595 milhões de euros, mas o Conselho das Finanças Públicas alerta que, pela primeira vez no último triénio, a taxa de crescimento da despesa superou a da receita.

PUBLICIDADE

“Não obstante a melhoria do saldo da Segurança Social, deve ter-se presente que pela primeira vez no último triénio em 2024 a taxa de crescimento da despesa superou a da receita”, refere o relatório sobre a evolução orçamental da Segurança Social e Caixa Geral de Aposentações (CGA) em 2024, hoje divulgado pelo CFP.

Em 2024, a receita efetiva da Segurança Social cresceu 10,4%, com o aumento a ser impulsionado “quase exclusivamente pela evolução das contribuições e quotizações”, refletindo a evolução do mercado de trabalho e da política salarial, indica o documento, detalhando que as contribuições sociais representaram 67,1% da receita efetiva.

“A manutenção de uma trajetória de crescimento robusto da receita de contribuições sociais reflete os efeitos combinados da evolução do mercado de trabalho, da dinâmica da economia e das alterações na política salarial”, refere o CFP, acrescentando que o número de trabalhadores com remunerações declaradas à Segurança Social aumentou 2,8%, passando de 4,18 milhões em dezembro de 2023 para 4,29 milhões no final de 2024, enquanto o valor total das remunerações declaradas registou uma variação homóloga acumulada de 8,6%.

Já a despesa efetiva teve um crescimento de 11,8%, ficando 1.409 milhões de euros acima do orçamentado, sendo o desvio “explicado em 75% pela maior despesa com pensões e complementos”, assinala o organismo liderado por Nazaré Costa Cabral.

PUBLICIDADE

Em valor, porém, a receita efetiva registou um aumento superior ao da despesa — com subidas de respetivamente, 3.891 milhões de euros e 3.783 milhões de euros, contribuindo para a melhoria do excedente registado em 2024.

Na sua análise à evolução das contas da Segurança Social, o CFP assinala o “desvio” entre a evolução da despesa e receita efetiva e os valores contemplados no Orçamento da Segurança Social (OSS/2024) inicial, considerando que não evidenciam um processo de orçamentação em linha com as melhores práticas.

“Não obstante o saldo orçamental excedentário, os desvios face ao OSS/2024 inicial, tanto no lado da receita, como no lado da despesa, não evidenciam um processo de orçamentação em linha com as melhoras práticas de gestão financeira pública”, lê-se no documento.

Uma situação evidenciada, por um lado, na “subestimação recorrente das contribuições sociais” e na necessidade de reforço das transferências provenientes do OE face ao inicialmente previsto, “aparentemente para fazer face a decisões de atribuição de prestações sociais tomadas em data posterior à discussão e aprovação do orçamento, incluindo as destinadas a aumentar o poder de compra dos pensionistas, tais como o suplemento extraordinário de pensões”.

A diferença entre o saldo previsto no OSS/2024 e o excedente orçamental revelou-se superior em 719 milhões de euros, indica o relatório, detalhando que esta diferença se deve a uma execução da receita 2.128 acima do valor orçamentado, impulsionada principalmente pela receita contributiva e cujo “desempenho positivo compensou amplamente o aumento da despesa” que excedeu “em 1.409 milhões de euros o montante inicialmente previsto naquele documento orçamental”.

O CFP assinala ainda que a despesa com as atualizações extraordinárias das pensões e complementos tem vindo a aumentar o seu peso na despesa com pensões, tendo atingido 986 milhões de euros em 2024 — valor que compara com os 77 milhões de euros de despesa no ano da sua primeira atribuição em 2017.

Ainda assim, e uma vez que em 2024 não foi atribuída uma nova atualização extraordinária de pensões em 2024 — tendo-se antes optado pelo pagamento de um “suplemento extraordinário” nas pensões até 3 indexantes de apoios sociais – o incremento anual daquela parcela, que resulta da aplicação da regra de atualização das pensões, “foi substancialmente inferior ao verificado até 2022”.

O valor em carteira do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS)- a chamada ‘almofada’ da Segurança Social – aumentou 6.048,2 milhões de euros em 2024, para um total de 35.879 milhões de euros, beneficiando do excedente da Segurança Social e da rentabilidade obtida por via da gestão do fundo, com esta última a gerar 1.916,2 milhões de euros, valor que reflete uma rentabilidade nominal de 5,9% em 2024 (foi de 9,1% em 2023).

Etiquetas: EconomiaNegócios e FinançasSalários e pensõesSegurança Social
Partilhar4Tweet3
Agência Lusa

Agência Lusa

A Lusa, única agência de notícias portuguesa de âmbito nacional, tem como objetivo a recolha e tratamento de material noticioso ou de interesse informativo, a produção e distribuição de notícias a um alargado leque de utentes.

Sugestões

Darty compra lojas Staples de Torres Vedras e Caldas da Rainha
Economia

Darty compra lojas Staples de Torres Vedras e Caldas da Rainha

Alenquer investe em instalações para centro de saúde de Olhalvo
Economia

Investimento de 20,5 ME em central de biometano prevista para Alenquer

Economia

Apoios ao emprego superam 287 ME com 80% para isenções à Segurança Social

Ministro da Economia inaugura variante de ligação da autoestrada A8 à Área Empresarial das Palhagueiras
Economia

Ministro da Economia inaugura variante de ligação da autoestrada A8 à Área Empresarial das Palhagueiras

Ministro da Economia inaugura variante de ligação da autoestrada A8 à Área Empresarial das Palhagueiras
Economia

Governo quer criar seis grandes áreas empresariais para fixar multinacionais

Torres Vedras e Oeiras estabelecem cooperação na atração de investimentos
Economia

Torres Vedras e Oeiras estabelecem cooperação na atração de investimentos

Nazaré formaliza candidatura de 4,6 ME para escola Amadeu Gaudêncio
Economia

Nazaré formaliza candidatura de 4,6 ME para escola Amadeu Gaudêncio

Adega Cooperativa da Lourinhã ganha Medalha de Ouro em concurso internacional
Economia

Adega Cooperativa da Lourinhã ganha Medalha de Ouro em concurso internacional

VER MAIS

Destaques

Política

Presidente da Câmara das Caldas da Rainha demarca município de posição de Fernando Costa sobre hospital do Oeste [VÍDEO]

Sociedade

Mais de 160 operacionais combatem incêndio nas Cesaredas

Sérgio Galvão defende decisão rápida sobre localização do Hospital do Oeste / Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras defende decisão rápida sobre localização do Hospital do Oeste
Política

Presidente da Câmara de Torres Vedras defende decisão rápida sobre futuro Hospital do Oeste [VÍDEO]

VER MAIS
PUBLICIDADE

Últimas

Câmara de Mafra investe 1,1 ME na construção do Parque Ecológico da Empa
Sociedade

Câmara de Mafra inicia construção do Parque Ecológico a norte da Ericeira

Museu Dr. Joaquim Manso na Nazaré reabre terça-feira depois de oito anos encerrado
Sociedade

Museu Dr. Joaquim Manso na Nazaré reabre terça-feira depois de oito anos encerrado

Política

Presidente da Câmara das Caldas da Rainha demarca município de posição de Fernando Costa sobre hospital do Oeste [VÍDEO]

VER MAIS
Facebook Youtube Twitter Instagram LinkedIn

A RTVON é o seu portal de notícias e entretenimento, oferecendo cobertura ao vivo, reportagens exclusivas e análises detalhadas dos eventos locais mais significativos.

Acompanhe-nos e garanta acesso a atualizações constantes sobre o que acontece na Região Oeste.

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)

Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)

Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade
  • Livro de Reclamações

Direitos de Autor Protegidos

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Website desenvolvido pela DILIGENTPIXEL

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
Ver mais resultados
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir Rádio

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Website desenvolvido pela DILIGENTPIXEL