Sábado, 13 Dezembro, 2025
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
No Result
Ver mais resultados
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
RTVON
No Result
Ver mais resultados
Rotating Image
PUBLICIDADE

Início » Lourinhã lança concurso de 3,7 ME para obras de estabilização de arriba

Lourinhã lança concurso de 3,7 ME para obras de estabilização de arriba

Agência Lusa por Agência Lusa
8 de Outubro, 2025
em Economia
A A
© RTVON

© RTVON

35
Partilhas
696
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

A Câmara da Lourinhã decidiu hoje lançar concurso, no valor de 3,7 milhões de euros, para obras de estabilização da arriba da praia de Paimogo.

A empreitada tem em vista a “estabilização desta arriba para minimização do risco de derrocadas”, refere a proposta aprovada por unanimidade, a que a agência Lusa teve acesso.

Com um prazo de execução de 17 meses, a intervenção tem um custo de 3,7 milhões de euros, acrescido de IVA.

Na mesma reunião do executivo municipal, realizada à porta fechada, o município do distrito de Lisboa decidiu também repartir os custos da empreitada pelos anos de 2025 (43.700 euros), 2026 (3.336.080 euros) e 2027 (363.000 euros).

A autarquia vai ser responsável pelas obras de estabilização da arriba, após um acordo de delegação de competências da Agência Portuguesa do Ambiente na câmara, esclareceu à Lusa o vereador com os pelouros do Ambiente e da Proteção Civil, João Serra.

Em abril, o município candidatou a intervenção a financiamento comunitário do programa Portugal 2030, após parecer favorável da APA, vindo a candidatura a ser aprovada.

O Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade financia intervenções de proteção e de defesa do litoral com vista à redução da erosão costeira e minimização do risco para pessoas e bens, através da reposição ou reforço dos sistemas naturais.

No início do verão deste ano, a Proteção Civil Municipal da Lourinhã e a Capitania de Peniche interditaram o acesso automóvel à praia de Paimogo, exceto para largada ou tomada de embarcações e colocaram sinalização de perigo de queda de blocos, na sequência de uma derrocada na arriba norte.

Há pelo menos 14 anos que o município do distrito de Lisboa espera por obras de consolidação na arriba norte de Paimogo pela APA.

Apesar de serem feitas ações de monitorização, “de ano para ano há desprendimento de blocos rochosos”, alertou a Proteção Civil no verão.

Em 2011, o acesso à praia foi também interditado a viaturas, na sequência do desmoronamento.

Paimogo não é praia balnear, mas é frequentada durante o verão por banhistas e por pescadores da pesca desportiva, que atracam aí as suas embarcações.

Além da insegurança, a instabilidade da arriba pode comprometer o Forte de Paimogo, monumento datado de 1674 e classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1957.

Em novembro, o município concluiu as obras de reabilitação do forte, um investimento de 1 milhão de euros, financiado em 863 mil euros pelo mecanismo financeiro EAA Grants e em 152 mil euros pela câmara municipal.

A autarquia quer transformar o forte num espaço cultural dedicado às memórias da comunidade local, com o objetivo de reforçar a identidade local e recuperar saberes tradicionais, e apostar numa programação cultural para o espaço.

O imóvel é propriedade do Estado, mas encontra-se há várias décadas à guarda do município.

Em 2021, autarquia e Ministério da Administração Interna estabeleceram um acordo de cedência do forte e do antigo posto da Brigada Fiscal de Paimogo por 50 anos, no âmbito do processo de descentralização de competências do Estado para os municípios.

Etiquetas: AmbienteCâmara Municipal da LourinhãLourinhãPaimogoPolíticaPraia de Paimogo
Partilhar14Tweet9
Agência Lusa

Agência Lusa

A Lusa, única agência de notícias portuguesa de âmbito nacional, tem como objetivo a recolha e tratamento de material noticioso ou de interesse informativo, a produção e distribuição de notícias a um alargado leque de utentes.

Sugestões

Município da Lourinhã com orçamento de 42,4 ME para 2025
Economia

Câmara da Lourinhã com orçamento de 50,3 ME para 2026

Chega candidata presidente da Concelhia à Câmara de Peniche
Economia

Câmara de Peniche com orçamento de 39,9 ME para 2026

Alenquer investe em instalações para centro de saúde de Olhalvo
Economia

Câmara de Alenquer aprova orçamento de 52,6 ME para 2026

Cadaval melhora execução orçamental e piora resultado líquido em 2023
Economia

Câmara do Cadaval aprova orçamento de 19,7 ME para 2026

IPMA estuda crescimento excessivo de algas na Lagoa de Óbidos 
Economia

Câmara da Nazaré aprova orçamento de 28,1 ME para 2026

Nazaré vai candidatar-se ao programa “Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas idosas”
Economia

Análise à situação financeira e estrutural do município da Nazaré marca arranque do mandato

Bombarral incentiva natalidade e adoção com 600 euros de apoio
Economia

Câmara do Bombarral com orçamento de 16,8 ME para 2026

Covid-19: Município de Arruda dos Vinhos renova apoios
Economia

Câmara de Arruda dos Vinhos com orçamento de 21,9 ME para 2026

VER MAIS

Destaques

Sociedade

Peniche vai ter monumento em homenagem ao cantor Beto

Política

Junta de Freguesia de A dos Cunhados com “cerca de 600 mil euros” de dívidas

Cultura

Santa Cruz entra em 2026 ao som da Banda Abel Alves

VER MAIS
PUBLICIDADE

Últimas

Sismo de 4,1 na escala de Richter sentido em vários concelhos do Norte e Centro
Sociedade

Sismo de 4,1 na escala de Richter sentido em vários concelhos do Norte e Centro

Torriense Alexandre Nogueira vence Prémio Jovem Talento da Gastronomia
Sociedade

Torriense Alexandre Nogueira vence Prémio Jovem Talento da Gastronomia

Torres Vedras: cedro do Cemitério de São João será removido por “motivos de segurança”
Sociedade

Torres Vedras: cedro do Cemitério de São João será removido por “motivos de segurança”

VER MAIS
Facebook Youtube Twitter Instagram

A RTVON é o seu portal de notícias e entretenimento, oferecendo cobertura ao vivo, reportagens exclusivas e análises detalhadas dos eventos locais mais significativos.

Acompanhe-nos e garanta acesso a atualizações constantes sobre o que acontece na Região Oeste.

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)

Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)

Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade
  • Livro de Reclamações

Direitos de Autor Protegidos

© 2025 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Gerido pela DILIGENTPIXEL - Soluções Web.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
Ver mais resultados
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir Rádio

© 2025 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Gerido pela DILIGENTPIXEL - Soluções Web.