Quarta-feira, 11 Fevereiro, 2026
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
No Result
Ver mais resultados
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
RTVON
No Result
Ver mais resultados
Publicidade
PUBLICIDADE

Início » Assembleia de Óbidos aprova orçamento de 29,2 ME para 2026

Assembleia de Óbidos aprova orçamento de 29,2 ME para 2026

Agência Lusa por Agência Lusa
21 de Dezembro, 2025
em Economia
A A
© RTVON

© RTVON

8
Partilhas
158
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

A Assembleia Municipal de Óbidos aprovou o orçamento do município que prevê gerir, em 2026, 29,2 milhões de euros (ME), mais 2,5 milhões do que a verba orçamentada este ano.

PUBLICIDADE

O documento, sujeito à apreciação dos deputados na sexta-feira à noite, inscreve um valor total de 29.230.188,05 euros, apresentando um aumento de 2.554.841,25 euros (8,74%) comparativamente ao orçamento do exercício de 2025 e acompanhando a evolução crescente registada nos últimos cinco anos.

A receita corrente, com um peso de 86,90% do orçamento, ascende a 25.401.450,35 euros e a de capital a 3.827.737,70 euros.

A previsão da autarquia é de que a maior fatia da receita corrente provenha dos impostos diretos (13.564.116,12 euros), seguindo-se as transferências correntes (5.883.046,21 euros) e a venda de bens e serviços (4.163.100 euros).

Quanto às receitas de capital deverão ascender a 3.827.737,70 euros, oriundos, sobretudo, de transferências.

PUBLICIDADE

Em 2026 a despesa corrente do município totalizará 23.435.172,21 euros, dos quais 11.284.639,12 euros para a aquisição de bens e serviços e 8.715.733,59 para custos com pessoal.

As despesas de capital terão o valor de 5.795.015,84, dos quais a maior fatia será destinada à aquisição de bens de capital no valor de 4.470.043,25 euros.

Os documentos previsionais, a que a agência Lusa teve acesso, destinam 14.155.268,35 euros às Grandes Opções do Plano (GOP), estruturadas com base em quatro objetivos estratégicos traçados pelo executivo de maioria PSD: Saúde Preventiva, Fomento da Coesão Social, Crescimento económico e natural e um Novo modelo de gestão territorial.

Desta verba 7.519.000 euros serão gastos nas atividades mais relevantes e 6.675.590 euros serão alocados ao Plano Plurianual de Investimentos (PPI).

A gestão territorial assume a maior parcela dos investimentos previstos nas GOP, com 6.104.748,30 euros a investir “na melhoria da qualidade no serviço público, na aposta na descentralização usando as novas tecnologias ao serviço da população, na promoção de metodologias que permitam agilizar processos e procedimentos que clarifiquem e facilitem a vida aos empresários e aos cidadãos”, pode ler-se no documento.

Neste capítulo a autarquia lembra que está em andamento a construção no novo Quartel da GNR e o projeto para a construção de edifício multiserviços, estando também o executivo apostado na implementação de sistemas de telegestão em informação geográfica atualizada, entre outros instrumentos de gestão do território.

A prevenção da Saúde terá 619.500 euros (4,38%) das GOP, para despesas e

investimentos no Plano de Saúde, no programa de comparticipação de

medicamentos, nos apoios à promoção e desenvolvimento do Desporto, Saúde e Bem Estar e nas infraestruturas e edifícios desportivos municipais.

A Coesão Social vai absorver 3.333.621,07 euros, nos quais se incluem apoios aos bombeiros e às instituições com intervenção social, a aquisição de refeições escolares, as prestações de serviços específicas para a educação, requalificações em estabelecimentos escolares e parques infantis, o programa do Enxoval do Recém Nascido, intervenções em habitações degradadas e a Estratégia Local de Habitação.

O documento reserva 4.097.398,98 euros para o crescimento económico, inscrevendo de despesas e investimentos que abrangem desde apoios a coletividades à requalificação e ordenamento do território, a construção de infraestruturas públicas, melhoria da rede viária, investimentos em eficiência energética e a realização de eventos que potenciam o turismo e a cultura.

Os documentos previsionais foram aprovados com 18 votos favoráveis da maioria social democrata, que lidera o executivo, sete votos contra do PS e duas abstençoes do Chega.

Etiquetas: Assembleia Municipal de ÓbidosCâmara Municipal de ÓbidosEconomiaÓbidosOrçamento
Partilhar3Tweet2
Agência Lusa

Agência Lusa

A Lusa, única agência de notícias portuguesa de âmbito nacional, tem como objetivo a recolha e tratamento de material noticioso ou de interesse informativo, a produção e distribuição de notícias a um alargado leque de utentes.

Sugestões

Árvores, postes de eletricidade e estabelecimentos destruídos em Torres Vedras (com imagens)
Economia

Intempéries deixam Torres Vedras com prejuízos que rondam os 30 milhões de euros

Câmara de Mafra investe 1,1 ME na construção do Parque Ecológico da Empa
Economia

Câmara de Mafra investe 1,1 ME na construção do Parque Ecológico da Empa

Suspensa circulação ferroviária entre Caldas da Rainha e Torres Vedras
Economia

Barraqueiro assume “interesse de princípio” na subconcessão de linhas da CP

Suspensa circulação ferroviária entre Caldas da Rainha e Torres Vedras
Economia

Subconcessionar linhas da CP é financiar privados com erário público

Chega ganha em Sobral de Monte Agraço e atira PS para terceiro
Economia

Município de Sobral de Monte Agraço com orçamento de 19,7 ME para 2026

Docapesca atribui nova concessão no Porto de Pesca de Peniche
Economia

Docapesca atribui nova concessão no Porto de Pesca de Peniche

Feira da Saúde está de regresso às Caldas da Rainha
Economia

Assembleia das Caldas da Rainha aprova orçamento de 49,4 milhões de euros

Alenquer investe em instalações para centro de saúde de Olhalvo
Economia

Assembleia Municipal de Alenquer viabiliza orçamento de 52,6 ME para 2026

VER MAIS

Destaques

Mau tempo em Torres Vedras. Há casas inundadas e estradas cortadas
Sociedade

Depressão Marta acompanhe ao minuto a evolução do estado do tempo na Região Oeste

Mau tempo em Torres Vedras. Há casas inundadas e estradas cortadas
Sociedade

Depressão Leonardo: acompanhe ao minuto a evolução do estado do tempo na Região Oeste

Mau tempo leva ao encerramento das escolas no concelho da Lourinhã
Sociedade

Mau tempo leva ao encerramento das escolas no concelho da Lourinhã

VER MAIS
PUBLICIDADE

Últimas

Ministra da Administração Interna demite-se
Política

Ministra da Administração Interna demite-se

Sociedade

Município de Óbidos abre balcões para apoio à reparação de danos

‘Kikas’ muito melhor do tornozelo, mas vai “jogar pelo seguro” no Caparica Surf Fest
Desporto

Francisca Veselko “muito orgulhosa” com qualificação para elite mundial do surf

VER MAIS
Facebook Youtube Twitter Instagram

A RTVON é o seu portal de notícias e entretenimento, oferecendo cobertura ao vivo, reportagens exclusivas e análises detalhadas dos eventos locais mais significativos.

Acompanhe-nos e garanta acesso a atualizações constantes sobre o que acontece na Região Oeste.

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)

Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)

Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade
  • Livro de Reclamações

Direitos de Autor Protegidos

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Desenvolvido pela DILIGENTPIXEL, soluções web à medida do seu negócio.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
Ver mais resultados
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir Rádio

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Desenvolvido pela DILIGENTPIXEL, soluções web à medida do seu negócio.