A CDU de Alcobaça criticou a Câmara por não ter realizado nenhuma reunião pública para discussão do traçado de alta velocidade e propôs a marcação de uma Assembleia Municipal extraordinária para debater este tema.
Num comunicado às redações, a CDU disse estar “apreensiva” com o aproximar do final da consulta pública dos Traçados da Alta Velocidade (21 março) e o facto de, “até esta data, nada ter sido realizado, nem estar anunciado, pela Câmara Municipal de Alcobaça”, no distrito de Leiria.
A CDU acusa a autarquia, liderada pelo PSD, de não cumprir a promessa de realizar “reuniões nas freguesias que sofrem mais diretamente o impacto desta travessia ou a discussão, numa prática de valorização da participação das freguesias e das pessoas individuais, dos contributos.
Na nota a CDU contesta também que não tenha sido discutido na Câmara ou na Assembleia Municipal a aprovação de uma moção, na Assembleia Intermunicipal, defendendo a construção de uma nova linha férrea a partir de Peniche, com passagem por Caldas da Rainha, Rio Maior e Santarém e ligação com a Linha do Oeste.
Assim, a coligação defende a realização uma Assembleia Municipal no Cine-Teatro de Alcobaça tendo como único ponto “Traçados da Alta Velocidade e da nova linha férrea aprovada pela OesteCim”.