A Câmara Municipal de Torres Vedras aprovou hoje por unanimidade a proposta do Movimento Cívico Unidos por Torres Vedras (UTV) para os traçados das vias circulares, a norte e a sul, à cidade. A proposta apresentada pelo movimento independente, foi entregue à autarquia em fevereiro do ano passado, mas apenas agora foi submetida à votação.
O Unidos por Torres Vedras destaca a urgência em encontrar soluções para aliviar o tráfego nas principais vias de acesso à cidade e no interior, caracterizando a situação atual como “insuportável” devido ao ruído, longas filas de trânsito, mas também pela “poluição que produzem milhares de carros por dia”. Além disso, o movimento cívico considera que o crescimento populacional previsto para as próximas décadas agravará ainda mais a congestão do trânsito na cidade.
Sérgio Galvão ressaltou que “é necessário intervir de imediato na definição dos traçados das circulares à cidade, norte e sul, já previstas em PDM (Plano Diretor Municipal). Tal como a Variante Poente foi construída por fases, também as circulares norte e sul podem seguir o mesmo caminho, avançando desde logo com os traçados mais acessíveis e urgentes. Para tal, no entanto, é necessário realizar o mesmo trabalho que está a ser efetuado na ligação da A8 à área empresarial das Palhagueiras”. O vereador sublinhou ainda que só avançando com os projetos será “possível encontrar oportunidades de financiamento, tal como aconteceu com a referida ligação A8 – Palhagueiras”.
A presidente da autarquia torriense, Laura Rodrigues, afirmou que o Partido Socialista (PS) votaria a favor da proposta, destacando que as mesmas estão contempladas no PDM de 2007 e na revisão do novo PDM já com algumas alterações de traçados.
“Estamos completamente de acordo que há necessidade, por fases, de irmos fazendo o estudo destes traçados”, realçou a edil de Torres Vedras.
O vereador com o pelouro da mobilidade, Francisco Martins, reconheceu a existência de um problema no fluxo para a zona urbana.
“Mais do que atravessamentos, nós temos fluxos internos, e esses são um grande problema”, referiu o autarca socialista, evidenciando que “dentro da cidade há que criar mais caminhos, mais zonas para que as pessoas possam escolher ou ter escolha”.
Francisco Martins informou ainda que está a trabalhar num projeto para a construção de um viaduto sobre a linha férrea, na zona norte acima do Casal da Paródia.
O Partido Social Democrata (PSD) também manifestou disponibilidade para aprovar a proposta. Duarte Pacheco destacou a urgência na conclusão das vias circulares à cidade e que a proposta tem de “passar das intenções aos atos”.