O novo presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos, Carlos Alves, deu conhecimento público da redistribuição de pelouros pelo executivo municipal e entregou a vice-presidência ao vereador Paulo Pinto.
O presidente Carlos Alves substituiu André Rijo, que renunciou à presidência do município depois de ter sido eleito deputado nas eleições legislativas de 10 de março.
Assim, o novo presidente vai ter os pelouros da representação institucional, coordenação política e planeamento estratégico, freguesias e coesão territorial e administração geral, de acordo com o despacho, com efeitos desde o dia 02, a que agência Lusa teve acesso.
O presidente socialista fica ainda responsável pelas finanças municipais e gestão orçamental, financiamento externo, economia e modernização administrativa, tecnologias da informação, comunicação, revisão do Plano Diretor Municipal e requalificação urbana, monitorização da estratégia Arruda 2025, descentralização de competências da administração central, educação, cultura, juventude, turismo e associativismo.
Carlos Alves entregou a vice-presidência ao vereador Paulo Pinto, que passa a assumir funções a tempo inteiro com os pelouros do ambiente e transição energética, obras municipais, obras particulares e urbanismo, espaços verdes e manutenção do espaço público, vias municipais, mobilidade e trânsito, saneamento, limpeza e gestão de resíduos, gestão dos recursos hídricos e abastecimento público de água, iluminação pública, gestão de edifícios e equipamentos municipais, estaleiro municipal, cemitérios, licenciamentos diversos, animais e canil e fiscalização municipal.
Carola Munhoz, que passa também para tempo inteiro, fica responsável pelas áreas da saúde, ação social e habitação social, migrantes e minorias, política de menores, combate ao isolamento e exclusão social, proteção civil e socorro, jurídica e contencioso, julgados de paz, formação e gestão dos recursos humanos, participação e cidadania.
O vereador Hermano Ferreira, que entrou para a câmara em 2023 sem tempos e pelouros atribuídos para substituir Rute Miriam, que renunciou ao mandato por motivos profissionais, vai passar a exercer as funções a meio tempo, cabendo-lhe as áreas do desporto, gestão de equipamentos desportivos, mercado e feiras e centros de convívio sénior.
Com a saída de André Rijo, tomou posse Armando Marques, sem ter tempos e pelouros atribuídos.
O executivo municipal é ainda composto pelos vereadores da oposição João Pedro Rodrigues e Sandra Lourenço (PSD).
Carlos Alves, 52 anos, era professor antes de entrar como vereador para o município de Arruda dos Vinhos, em 2021.
Em termos académicos, é doutorado em Ciência Política, possui uma pós-graduação em Filosofia para Crianças e Jovens e mestrado e licenciatura em Filosofia, segundo o respetivo currículo disponível na página oficial da autarquia na Internet.