O movimento cívico Unidos por Torres Vedras (UTV) apresentou, na última reunião pública do executivo da Câmara Municipal de Torres Vedras, uma proposta para a “requalificação urgente” do Molhe Sul da Praia de Porto Novo.
Num comunicado enviado à RTVON, o UTV refere que “o Molhe Sul da Praia de Porto Novo tem sofrido sucessivos abatimentos com a força do mar e está em risco de completa derrocada”.
O grupo dos vereadores do Unidos por Torres Vedras, Sérgio Galvão e Diogo Guia, destaca ainda para a presença de uma escada que “termina num local sem saída e que se encontra em perigo de queda iminente”.
O movimento independente alerta que, “no caso de um inverno mais rigoroso, há a forte probabilidade de o Molhe ceder, deixando que o mar possa entrar pela praia de Porto Novo adentro e termine com ela”.
O UTV menciona que “apesar de parte dos 20 km de costa marítima entre a Assenta e Porto Novo terem sido alvo de requalificações urbanísticas, ainda muito falta realizar”.
O Unidos por Torres Vedras defende que “a consolidação das arribas, a construção de mais apoios de praia e a reabilitação de áreas envolventes às referidas praias, são projetos que devem ser executados o mais rapidamente possível”.
O movimento cívico destacou também que Porto Novo, Santa Cruz, Praia Azul e os aprestos no Porto de Pesca da Assenta são “exemplo de zonas que foram requalificadas, tornando-as mais apelativas para quem nos visita”.
Para o UTV, “se queremos um turismo mais sustentável e uma oferta turística de melhor qualidade no nosso concelho, é necessário investir na requalificação total da nossa zona de costa”.