Segunda-feira, 16 Fevereiro, 2026
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
No Result
Ver mais resultados
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
RTVON
No Result
Ver mais resultados
Publicidade
PUBLICIDADE

Início » Governo prevê lançamento de concurso para novo Hospital do Oeste até junho de 2025

Governo prevê lançamento de concurso para novo Hospital do Oeste até junho de 2025

Agência Lusa por Agência Lusa
22 de Outubro, 2024
em Política
A A
© Direitos Reservados

© Direitos Reservados

20
Partilhas
401
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

O concurso para o projeto do novo hospital do Oeste deverá ser lançado “durante o primeiro semestre de 2025”, disse hoje o presidente da Comunidade Intermunicipal, depois de uma reunião de autarcas da região com a ministra da Saúde.

PUBLICIDADE

“Como dado adquirido, é que se vai construir o hospital e em princípio no primeiro semestre de 2025 há de abrir o concurso para isso”, afirmou Pedro Folgado à agência Lusa.

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, que lidera também a Câmara Municipal de Alenquer, falava após uma reunião entre os 12 presidentes dos municípios da região com a ministra da Saúde.

Ainda de acordo com o autarca, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, não decidiu ainda sobre a localização do novo equipamento, nem sobre o modelo de financiamento.

“Está convencida que, até ao fim do ano, essa questão fica definida”, acrescentou.

PUBLICIDADE

Pedro Folgado referiu ainda desconhecer a verba prevista na proposta de Orçamento de Estado (OE) para 2025, que será discutido e votado na generalidade na próxima semana, na Assembleia da República (AR).

“Enquanto não definirem como é que vai ser o modelo de construção não vale a pena estar a onerar o Orçamento. Se realmente for só público, obviamente que o Orçamento Geral do Estado terá que ter essa verba. Se for uma Parceria Público-Privada não faz sentido estar lá qualquer valor”, justificou.

Questionado este mês pela agência Lusa, o Ministério da Saúde não deu quaisquer respostas sobre as verbas inscritas no OE2025, nem sobre as questões pendentes de decisão pelo atual governo.

Em julho, o parlamento recomendou ao governo que “assegure a construção e funcionamento de um novo hospital público do Oeste, no decorrer da atual legislatura”, “cumprindo o estudo realizado e mantendo a decisão de o construir no local atualmente definido”.

Na recomendação, a AR defendeu que o governo deverá tomar decisões “antes da discussão do Orçamento do Estado para 2025” quanto ao “método de financiamento da construção e administração deste hospital”.

Numa resposta dada à agência Lusa em maio, o Ministério da Saúde assegurou que “o Governo encara este projeto como muito relevante para toda a região e irá dar-lhe toda a prioridade que ele merece”.

A construção do novo hospital do Oeste consta da ‘Pasta de Transição’ entregue pelo governo socialista liderado por António Costa ao atual primeiro-ministro, o social-democrata Luís Montenegro.

O perfil assistencial e a localização foram aprovados em junho de 2023, “estando em estudo o modelo de financiamento”, que foi entregue à consultora PricewaterhouseCoopers (PWC) em fevereiro deste ano.

O novo hospital deverá cingir a área de influência a Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã, excluindo Nazaré e as freguesias de Alcobaça e Mafra atualmente servidas.

A decisão do anterior executivo de se construir o futuro hospital no Bombarral, num terreno de 54 hectares, teve em conta a sua centralidade em relação aos concelhos que vai servir e a dimensão do terreno que permite a expansão da nova unidade, se tal vier a ser necessário.

A escolha do Bombarral foi ainda sustentada em critérios de acessibilidade, como a proximidade à saída 11 da Autoestrada 8 (que atravessa todo o Oeste) e à estação do caminho-de-ferro.

O novo hospital deverá substituir as atuais unidades de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche da Unidade Local de Saúde do Oeste, que servem 300 mil habitantes dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Etiquetas: Centro Hospital do OesteConstrução e Obras PúblicasEconomiaGovernoHospitalNovo Hospital do OesteOestePolíticaRegião OesteSaúde
Partilhar8Tweet5
Agência Lusa

Agência Lusa

A Lusa, única agência de notícias portuguesa de âmbito nacional, tem como objetivo a recolha e tratamento de material noticioso ou de interesse informativo, a produção e distribuição de notícias a um alargado leque de utentes.

Sugestões

Ministra da Administração Interna demite-se
Política

Ministra da Administração Interna demite-se

Chega ganha em Sobral de Monte Agraço e atira PS para terceiro
Política

Assembleia Municipal viabiliza orçamento municipal no Sobral de Monte Agraço

Nazaré vai candidatar-se ao programa “Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas idosas”
Política

Câmara da Nazaré questiona Governo sobre exclusão de apoios ao setor piscatório

Montenegro reconhece desporto e cultura determinantes para o desenvolvimento
Política

Governo alarga situação de calamidade a mais nove concelhos

Executivo PSD atribui pelouros a vereador socialista na Câmara da Nazaré
Política

Executivo PSD atribui pelouros a vereador socialista na Câmara da Nazaré

Nazaré vai candidatar-se ao programa “Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas idosas”
Política

Câmara da Nazaré avança com auditoria às contas do município

Chega ganha em Sobral de Monte Agraço e atira PS para terceiro
Política

Novo executivo avança com auditoria às contas no Sobral de Monte Agraço

PS de Torres Vedras pede igualdade de tratamento após visita da ministra ao hospital de Caldas da Rainha
Política

PS de Torres Vedras pede igualdade de tratamento após visita da ministra ao hospital de Caldas da Rainha

VER MAIS

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Destaques

Mau tempo: circulação condicionada em várias vias do concelho de Torres Vedras
Sociedade

Risco de inundações aumenta em vários concelhos da região Oeste

Acompanhe ao minuto a evolução do estado do tempo na Região Oeste
Sociedade

Oeste com mais estradas cortadas e uma povoação isolada por deslizamento de terras

Acompanhe ao minuto a evolução do estado do tempo na Região Oeste
Sociedade

Acompanhe ao minuto a evolução do estado do tempo na Região Oeste

VER MAIS
PUBLICIDADE

Últimas

Trail dos Flamingos regressa ao Nadadouro em outubro
Desporto

Meia maratona de Óbidos adiada devido ao mau tempo

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos arranca no dia 1 de março
Cultura

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos decorre em março sob o tema “Arte”

Tempestades afetam mais de 250 bibliotecas públicas. Caldas da Rainha entre os casos mais graves
Sociedade

Tempestades afetam mais de 250 bibliotecas públicas. Caldas da Rainha entre os casos mais graves

VER MAIS
Facebook Youtube Twitter Instagram

A RTVON é o seu portal de notícias e entretenimento, oferecendo cobertura ao vivo, reportagens exclusivas e análises detalhadas dos eventos locais mais significativos.

Acompanhe-nos e garanta acesso a atualizações constantes sobre o que acontece na Região Oeste.

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)

Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)

Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade
  • Livro de Reclamações

Direitos de Autor Protegidos

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Desenvolvido pela DILIGENTPIXEL, soluções web à medida do seu negócio.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
Ver mais resultados
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir Rádio

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Desenvolvido pela DILIGENTPIXEL, soluções web à medida do seu negócio.