O vice-presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, Luís Soares, foi apresentado como cabeça-de-lista da CDU a este município nas eleições autárquicas deste ano.
“Foi feita uma discussão alargada na concelhia do PCP, eu estou disponível para as tarefas que o partido entender e a decisão coletiva foi de que seria eu o cabeça-de-lista. Percebendo a unanimidade em torno do meu nome e a confiança depositada em mim. Após dialogar com a família, decidi aceitar o desafio”, afirmou o candidato à agência Lusa.
A Câmara de Sobral de Monte Agraço é presidida desde 2013 por José Alberto Quintino (CDU), que não se pode recandidatar por ter atingido o limite de mandatos.
Luís Soares tem como objetivo garantir que a CDU (coligação PCP/Verdes), a gerir o município há 50 anos, volte a vencer para continuar à frente da câmara e das freguesias e volte a conquistar a freguesia da Sapataria.
O candidato pretende “dar continuidade aos projetos dos planos plurianuais” da gestão comunista e com financiamento disponível, mas está disponível a integrar “novas ideias” que surjam durante a elaboração do seu programa eleitoral.
Se for eleito, o cabeça-de-lista vai reivindicar junto do Governo a construção de uma via de ligação às estradas nacionais 248 e 115 e o seu prolongamento para garantir a ligação ao futuro IC11 e, através deste, às autoestradas A8 e A1.
“Por falta de alternativas, os veículos pesados atravessam o concelho através das estradas existentes, danificando-as, e precisamos de uma via para desviar o trânsito não local e melhorar as acessibilidades para veículos pesados à zona industrial da Espinheira”, justificou.
Outras prioridades passam por implementar a Estratégia Local de Habitação, abrir um novo edifício municipal multisserviços após obras de adaptação do edifício que funcionou como posto da GNR, requalificar o campo de jogos municipal, construir o parque verde da vila no atual eucaliptal municipal e duplicar as áreas industriais, com a ampliação da da Espinheira com mais 15 hectares e a criação de duas novas na freguesia da Sapataria.
Luís Soares, de 49 anos, reside no concelho, é militante do PCP e, desde 2017, vice-presidente da câmara.
O candidato é licenciado em Química, tendo sido professor antes de assumir as atuais funções, e integra os corpos sociais da Associação Popular de Sobral de Monte Agraço e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sobral de Monte Agraço.
Nas eleições de 2021, a CDU elegeu três elementos para o executivo municipal, o PS um e o PSD/CDS-PP outro.
As autárquicas deste ano ainda não têm data marcada, mas, segundo a lei, ocorrem entre setembro e outubro.